A equipa Soalheiro organizou recentemente uma prova especial que mostra a consistência do trabalho que já foi feito, mas também algumas novidades que mostram o caminho que estão a traçar numa perspectiva de evolução.
O clássico aguça o engenho. É com estas palavras que os irmãos António Luís e Maria João Cerdeira iniciaram uma prova que veio mostrar o que têm feito na sua quinta, que desde há muitos anos é uma referência na região dos vinhos Verdes. Em 1974, foi o pai, João António Cerdeira, quem plantou a primeira parcela de vinha contínua da casta Alvarinho em Melgaço. Uns anos depois, em 1982, transformou a sua paixão pela vinha e pelo vinho numa pequena produção familiar independente. Tirou o carro da garagem da família e transformou-a numa adega que viria a produzir a primeira marca de Alvarinho em Melgaço. O pioneirismo de João António marcou a história da família que, desde então, está ligada à produção de Alvarinho neste território.
Hoje, são os seus filhos, António Luís e Maria João Cerdeira, juntamente com a sua mãe, Maria Palmira Cerdeira, que continuam o projeto familiar. António Luís, formado em Enologia, investiga a casta Alvarinho desde o início da sua carreira. Já Maria João, veterinária de profissão, assume a responsabilidade pela viticultura e introduziu com sucesso o modo de produção biológico nas práticas agrícolas na propriedade. O Soalheiro alarga-se hoje também ao enoturismo e à produção de Infusões biológicas.
Continue a ler o artigo em Maria João de Almeida.