Mente, corpo e vinho: há um novo retiro para descobrir num vale encantado da ilha da Madeira

A experimentar

Terrabona Nature & Vineyards é o nome do novo agroturismo localizado na encosta norte da ilha da Madeira. Marco Noronha Jardim e Maria João Velosa são os mentores deste projeto de inspiração vínica, com quatro villas encaixadas na envolvente mágica da floresta Laurissilva

Marco Noronha Jardim e Maria João Velosa visitaram, em maio de 2014, a Quinta do Cardo, localizada em Boaventura, no concelho de São Vicente, na encosta norte da ilha da Madeira. Um ano mais tarde, o casal compra a propriedade, onde já estava plantada, desde 1997, a mais nobre das castas alemãs: Riesling. Encaixada num vale encantado, está rodeada pelo verde que se estende até à floresta Laurissila, situada a 500 metros de altitude e classificada, desde 1999, como Património Mundial Natural pela UNESCO. Com inspiração vínica, o novo alojamento é também um convite para mergulhar na natureza em estado puro.

A ideia inicial era implementar apenas um alojamento, mas o vinho trocou as voltas, ou melhor, “veio por acidente”, revela Marco Noronha Jardim. Tudo porque, em maio de 2017, decidiu, com a mulher, dar continuidade à viticultura. Em setembro desse ano fazem, em família, a primeira vindima, da qual resulta o Terra Bona Family Harvestbranco, 2017, premiado no Internacional Wine Challenge de 2018 e distinguido com 90 pontos pelo conceituado crítico de vinhos Marc Squires, da revista Robert Parker Wine Advocate.

Continue a ler o artigo em Expresso.

Últimas