‘Chefs’ confecionam pratos típicos gandareses na Feira dos Grelos em Mira

A experimentar

A Feira dos Grelos da Região da Gândara, na aldeia de Carapelhos, no concelho de Mira, decorre de 19 a 21 de maio, com “’chefs’ de renome”, que vão confecionar pratos típicos gandareses.

O evento é promovido pela Confraria Nabos e Companhia (CNC), em parceria com a Câmara Municipal de Mira, no distrito de Coimbra, e o restaurante Rei dos Leitões.

Vão estar presentes na XVII Feira dos Grelos, os ‘chefs’ Fernando Heleno, Luís Patrão, Luís Lavrador, Rui Reigota e Seven, assim como a proprietária do Rei dos Leitões, Licínia Ferreira.

Depois de se deslocarem aos campos de cultivo de nabo para colher grelos vão confecionar pratos típicos gandareses.

A ideia passa por “divulgar o produto endógeno mais produzido no território e juntar à mesa pessoas não só da região, mas como de todo o país, proporcionado um ambiente de convívio e boa disposição”, disse, citado numa nota de imprensa, o grão-mestre da Confraria Nabos e Companhia, Nuno Janicas, realçando a importância deste tipo de eventos como promotores da “economia, cultura e gastronomia locais”.

O menu inclui pratos característicos da região da Gândara, acompanhados pelos grelos de nabo.

Nesta iniciativa pode ser também provado o gelado de nabo, o bolo de nabiça e o ginabo – “o único gin do mundo com nabo”.

“A feira conta com um espaço ampliado e um conceito inovador e ecológico, com uso reduzido de plástico”, lê-se na mesma nota dos promotores do certame.

Durante os três dias de evento vai ser promovida uma prova de vinhos, o espaço dos autores da confraria, pastelaria ao vivo, artesanato, ‘workshops’ e animação com música.

Últimas