Cinco dicas de Marie Kondo para um frigorífico organizado

A experimentar

O ideal era ter sempre o frigorífico impecavelmente organizado, mas sabemos perfeitamente que essa nem sempre é a realidade. No dia-a-dia, essa organização é fundamental para facilitar o momento das refeições e da sua preparação, mas acumular alimentos já fora do prazo ou que vivem no seu frigorífico há algum tempo, pode ser bem mais recorrente do que aquilo que quer admitir. Se tem dificuldade em manter esta área da sua cozinha livre de um certo caos, então veja estas cinco dicas de Marie Kondo para um frigorífico organizado.

Deitar fora os alimentos fora da validade

Antes de começar a organização propriamente dita, retire todos os produtos do seu frigorífico. Confirme as datas de validade de cada um e deite fora os que já expiraram. Confirme, porém, se as datas dizem “consumir de preferência antes de”, ou seja, se se referem à data de durabilidade mínima de um produto, ou se dizem “consumir até”, informação relativa à data limite de consumo desse produto. Isto faz toda a diferença, se considerarmos que as datas de validade são responsáveis por dez por cento do desperdício alimentar atual, sobretudo porque são mal interpretadas, mesmo quando o produto ainda está em perfeito estado de conservação.

Perceber quais os alimentos que lhe dão alegria

Talvez tenha alimentos no seu frigorífico que, embora estejam dentro da validade, não têm tido a sua atenção nos últimos tempos. Tente perceber se são ingredientes que lhe despertam alegria quando os come e quando os cozinha ou, em alternativa, se tenciona usá-los num futuro próximo. Se a sua resposta for negativa, não guarde esses produtos no seu frigorífico. Dê a alguém, mas não acumule alimentos que não usa. Caso decida incluí-los numa das suas próximas refeições, coloque-os numa zona do frigorífico onde os possa ver.

Continue a ler o artigo em Activa.

Últimas