Memórias gastronómicas do ano da Revolução desfilam num menu único que evoca a saída da coluna militar liderada por Salgueiro Maia da Escola Prática de Cavalaria de Santarém rumo a Lisboa. Celebra-se à mesa, o 25 de Abril de 1974.
Na madrugada de 25 de Abril de 1974, durante a parada da Escola Prática de Cavalaria (EPC), em Santarém, Salgueiro Maia proferiu o célebre discurso: “Meus senhores, como todos sabem, há diversas modalidades de Estado. Os estados socialistas, os estados capitalistas e o estado a que chegámos. Ora, nesta noite solene, vamos acabar com o estado a que chegámos!” Depois seguiram para Lisboa e marcharam sobre a ditadura.
Nessa época, em Santarém, o “Caldo verde”, os “Pastéis de bacalhau com arroz de tomate” e as “Salsichas frescas com couve lombarda” eram os pratos habituais servidos em casa e nos restaurantes da região. Para prestar homenagem aos 240 homens que aceitaram o desafio de Salgueiro Maia e partiram para Lisboa, o restaurante OH!VARGAS, apresenta o menu 25 de Abril, onde estes e outros pratos vão estar em destaque. (…).
Continue a ler o artigo em Expresso.