O hotel que deu vida a James Bond e foi palco das mais faustosas festas da aristocracia europeia

A experimentar

Inspirou o escritor Ian Fleming e serviu de cenário às filmagens de “007 – Ao Serviço de Sua Majestade”. Com uma longa história, o Hotel Palácio do Estoril, distinguido com o prémio “Mérito 20 Anos” pelo Guia Boa Cama Boa Mesa 2023, foi palco de faustosas festas das famílias reais europeias, viu casar princesas e acolheu protagonistas de espionagem durante a II Guerra Mundial.

Com quase um século, o Hotel Palácio do Estoril, localizado junto da Avenida Marginal e da Alameda do Casino Estoril, é um dos mais emblemáticos do país, guardando histórias surpreendentes. Foi mandado construir em 1930 por Fausto Figueiredo, cujo objetivo era trazer ingleses e veraneantes de Biarritz para a costa do Estoril. Numa zona então só de mata de pinheiros-mansos e cedros, nasceu um edifício imponente de fachada sumptuosa, com 161 quartos e suítes e luxuosas salas. O ambiente exclusivo de então perdura até hoje. Modernizado ao longo do tempo, conservou a decoração clássica e nunca perdeu a sua matriz de intemporalidade e sofisticação.

Hotel Palácio Estoril

Testemunhou os anos dourados da costa de Cascais e foi palco de grandiosas e aristocráticas festas de casamento, como as da princesa Maria Pia de Sabóia, em 1955, e da Infanta Pilar de Espanha, tia do atual rei Felipe VI, em 1967. Foi segunda casa das famílias reais espanhola, italiana, francesa, búlgara, e romena e, ainda hoje, continua a ser o local de eleição dos seus descendentes. Em homenagem a tão ilustres e nobres figuras, foi criada, em fevereiro de 2011, a Galeria Real, onde se podem admirar momentos vividos pelas grandes personalidades da realeza europeia que por aqui passaram.

Bar dos Espiões

Durante a II Guerra Mundial, o hotel acolheu protagonistas de espionagem e contra espionagem ingleses e alemães e motivou o escritor inglês Ian Fleming a criar o mundialmente famoso personagem de James Bond, inspirado nos espiões que, tal como Ian Fleming, se encontravam hospedados no hotel nesta época. (…).

Continue a ler o artigo em Expresso.

Últimas