O preço dos hotéis está a subir em Portugal, mas quem lida com orçamentos apertados não deixa de ter milhares de ofertas disponíveis a custos moderados, de norte a sul do país
Para quem lida com orçamentos apertados, e com muitas unidades no Algarve já esgotadas para o fim de semana da Páscoa, considerado o início da época alta, restam alternativas mais baratas para fazer uma escapada no país neste período festivo?
De norte a sul, a oferta turística é diversa e, com alguma persistência, encontram-se sempre oportunidades, apesar do contexto económico difícil. “Portugal desenvolveu-se no turismo de tal maneira, que consegue ter ofertas de alojamento para todos os bolsos, desde os mais simples e pitorescos aos mais caros”, nota Bernardo Trindade, presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP).
Este ano os preços têm vindo a aumentar na hotelaria: “A cadeia de valor está toda mais cara, estamos a pagar mais aos trabalhadores e a enfrentar uma subida de custos em várias frentes, com destaque para a fatura energética, o que naturalmente se tem de repercutir no preço final”, frisa Bernardo Trindade.
DIÁRIAS MÉDIAS DE 119 EUROS EM PORTUGAL
O preço médio por uma diária de hotel em Portugal foi de 119 euros em 2022, segundo um balanço recente da AHP que resultou de um inquérito aos associados em todo o país.
Olhando por regiões, a zona Centro foi a que obteve o valor mais baixo nos preços praticados pela hotelaria, o que no ano passado se cifrou numa média de 83 euros por noite. Na região Porto e Norte, a média dos quartos de hotel vendidos foi de 109 euros por noite, e no Alentejo 123 euros. A média das diárias praticadas em Lisboa atingiu 152 euros e no Algarve 124 euros. No caso da Madeira, os quartos de hotel foram vendidos em média a 113 euros por noite, e nos Açores a 108 euros.
Continue a ler o artigo em Expresso.