Festival do Queijo, Pão e Vinho na Quinta do Anjo, em Palmela, começa em 31 de março

A experimentar

A 27.ª edição do Festival do Queijo, Pão e Vinho da Quinta do Anjo, em Palmela, arranca no dia 31 de março com mostras de produção de queijo, tosquia e ordenha de ovelhas e outras atividades tradicionais, foi anunciado.

Organizado pela ARCOLSA – Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela e da Junta de Freguesia da Quinta do Anjo, o Festival do Queijo, Pão e Vinho 2023, apresentado hoje, decorre de 31 de março a 02 de abril, este ano com 39 expositores.

“O Festival do Queijo, Pão e Vinho é uma das principais montras dos produtos regionais de qualidade da região de Palmela, disse à agência Lusa Francisco Macheta, da ARCOLSA.

“Uma vez que a ARCOLSA é a detentora da marca do queijo de Azeitão, que está alicerçado nos três concelhos da Arrábida – Palmela, Sesimbra e Setúbal -, nós convidámos a estarem presentes as câmaras municipais de Setúbal e de Sesimbra”, acrescentou Francisco Macheta, adiantando que, por isso, “este ano o festival também vai ter um `showcooking´ ligado ao mar”.

Para Francisco Macheta, o Festival do Queijo, Pão e Vinho é também uma oportunidade para o “contacto direto do consumidor com o produtor, sem haver intermediários”.

“Toda a gente se queixa de que os intermediários é que que cobram comissões e fazem com que os produtos cheguem ao consumidor muito caros. Aqui temos a oportunidade de ter um contacto direto e comprar diretamente ao produtor”, sublinhou.

“Esse contacto direto é importante para os produtores, mas também para os visitantes, que podem comprar os nossos produtos a preços mais baixos”, acrescentou.

Além do famoso queijo de Azeitão, os visitantes também podem adquirir diretamente ao produtor diversos vinhos da Península de Setúbal, pão caseiro e doçaria regional, entre outros produtos, bem como usufruir dos diferentes espaços de restauração disponíveis no recinto do certame.

Nos três dias do Festival do Queijo, Pão e Vinho da Quinta do Anjo, a organização acredita que o número de visitantes deverá ser idêntico ao de anteriores edições, com uma média de cerca de 15 mil pessoas.

Últimas