No Dia Mundial da Água, a aplicação Too Good To Go, empresa de impacto social por detrás do maior mercado mundial de excedentes alimentares, sensibiliza as pessoas relativamente ao impacto do desperdício alimentar nos recursos de água doce, assim como o simples gesto de salvar alimentos pode desempenhar um papel significativo na valorização dos nossos recursos limitados e ter um impacto positivo no planeta.
À medida que a escassez de água continua em muitas partes do mundo, o Dia Mundial da Água está a tornar-se cada vez mais importante. De facto, no caso de Portugal, de acordo com o índice PDSI, Palmer Drought Severity Index, resumido pelo IPMA, Monitorização da Seca Meteorológica, no final de fevereiro verificou-se um aumento das áreas em seca fraca e seca moderada na região Sul. Além disso, os últimos anos têm sido particularmente secos para Portugal. As situações de seca são frequentes em Portugal Continental, com consequências gravosas, particularmente na agricultura e na pecuária, nos recursos hídricos e no bem-estar das populações. Em 2017, a 31 de outubro, numa situação pouco habitual, 25% do território estava em seca severa e 75% em seca extrema.
O Dia Mundial da Água é uma oportunidade para pensar e refletir sobre como e onde utilizamos os nossos recursos hídricos.
O desperdício alimentar também significa desperdício de água
A produção global de alimentos consome uma elevada quantidade de água, estimada em cerca de 70% dos recursos mundiais de água doce, e o desperdício alimentar global representa 24% de toda a água utilizada na agricultura, de acordo com o relatório da FAO de 2013. Isto realça a necessidade de reduzir o desperdício alimentar para ajudar a conservar este precioso recurso.
Continue a ler o artigo em iAlimentar.