“O pensamento pode ter elevação sem ter elegância, e, na proporção em que não tiver elegância, perderá a ação sobre os outros. A força sem a destreza é uma simples massa.” Fernando Pessoa
Aproveitando a comemoração das 50 vindimas consecutivas no vale do Douro do seu fundador, Johnny Graham, a Churchill’s lança uma nova imagem para a sua gama de vinhos da Quinta da Gricha. Três vinhos produzidos apenas com uvas da Gricha e que expressam a riqueza inigualável de um terroir extremo e único no mundo.
A marca tirou partido desta data tão marcante para apresentar a nova imagem dos vinhos que reflectem fielmente as características únicas da Quinta e que, segundo Johnny Graham, sempre estiveram intrinsecamente associadas à personalidade dos vinhos.
“Gricha significa nascente de água. A Quinta fica num lugar de antigas minas de estanho, o que, juntamente com a nascente de água que corre pela quinta, confere uma qualidade distinta ao solo e às vinhas. E, por isso, pureza, mineralidade e electricidade são palavras que os nossos enólogos usam frequentemente para descrever estes vinhos. Para o meu pai, a cor que melhor transmite estas características é o azul, e por isso trabalhámos com um estúdio local para que fosse essa a cor da cápsula e dos rótulos”, explica Zoe Graham, Co-CEO da Churchill’s.
Esta mudança de imagem acompanha o rebranding da marca, apresentado no início do ano passado, e o lançamento das novas colheitas: o Quinta da Gricha 2019, o Quinta da Gricha Talhão 8 2018, e o Quinta da Gricha Vinhas Velhas 2014 (um vinhaço!!!).
O Quinta da Gricha 2019 (43.00 €, 93 pts.) expressa as características únicas dos solos da Gricha: mineralidade, pureza e delicadeza. O vinho, que será também lançado este ano pela primeira vez nos mercados de exportação, representa desde 2016 um vinho emblemático para a empresa, com a personalidade da casa, mais descontraído mas sempre elegante.
Traja um bonito rubi-sangue escuro, e no nariz revela amora preta, ameixa preta, bosque, notas florais a esteva, fumo, baunilha, cedro e pimenta preta. Na boca mostra uns taninos redondos, ligeira untuosidade, corpo elevado, boa acidez e muito equilíbrio.
Já o Quinta da Gricha Talhão 8 2018 (50.00 €, 94 pts.), um monocasta proveniente da mais antiga parcela de Touriga Nacional da Quinta da Gricha, é um vinho que devido à produção bastante limitada e às características únicas desta notável parcela, a marca decidiu passar a numerar as garrafas e a disponibilizá-lo apenas por alocação no mercado nacional.
Continue a ler o artigo em No meu Palato.