Até agora, “viver a mesa” de Eneko Atxa em Lisboa só era possível ao cair da noite. Mas o chef basco, reconhecido mundialmente pela cozinha sustentável, passou a servir os menus de degustação também ao almoço. A viagem começa com txakoli do “mar”, vinho basco envelhecido no mar Cantábrico e ao som do canto das aves
Qualquer hora é boa para uma experiência de degustação preparada por Eneko Atxa. Nos novos almoços, servidos no restaurante Eneko Lisboa, que ostenta uma Estrela Michelin, quem se “aventurar” pode esperar precisamente a mesma vivência até agora só disponivel ao jantar. Com abertura de portas também ao almoço, o restaurante do conhecido chef basco mantém o padrão de serviço e oferece a complementar harmonização vínica da responsabilidade do sommelier Diego Apolinário, que privilegia a produção biológica ou de pouca intervenção e conta com alguns exclusivos na garrafeira, como o precioso Porta dos Cavaleiros 1982.
“Erroak” (“Raízes”), com pratos singulares que perduram e de índole mais terrosa, e “Adarrak” (“Ramas”), feito de novas criações e remetendo para o mar, são os dois menus, disponíveis ao almoço e ao jantar, no restaurante Eneko Lisboa. Ambos são sazonais e integram pratos representativos do Azurmendi, restaurante localizado em Larrabetzu, no País Basco, onde o chef foi agraciado com três estrelas Michelin, mas também propostas bem portuguesas, tirando partido dos ingredientes locais, um ponto de honra em todos os restaurantes do chef, tal como os ouriços-do-mar, o leitão, o azeite de Trás-os-Montes ou o pão de trigo do Alentejo. Está ainda disponível um menu degustação vegetariano, mas no caso da opção vegan é necessária a reserva com 24 horas de antecedência.
Continue a ler o artigo em Expresso.