Trufas de Figo e Cacau

A experimentar

As minhas últimas leituras de culinária têm sido bastante boas e portuguesas. Boas no sentido de serem livros com qualidade, que me fazem ter vontade de os recriar na cozinha, que têm receitas maravilhosas acompanhadas de fotografias de dar água na boca, e são livros portugueses. De pessoas que admiro e com as quais aprendo sempre algo novo, que me surpreendem pela positiva.
Não escondo que adoro livros de culinária, tenho duas estantes cheias deles, e outros tantos espalhados em vários cantos da casa. Acompanham-me na cozinha, na leitura de cabeceira, e até os levo comigo em viagens e férias.
O livro de onde vem esta receita já andou em muitos lugares. Já esteve na cozinha, na sala, no quarto, na mala, no carro, na praia, na piscina e rumou comigo ao Alentejo nas férias.
É um livro de doces mais saudáveis, para comer sem culpa e com todo o sabor. Da Sara do blog Nem Acredito que é Saudável. 
Sinto um enorme carinho pela Sara, apesar de não a conhecer pessoalmente. Gosto imenso da energia que ela transmite. Já aprendi tanto com ela e com as receitas dela.
Esta é sem dúvida uma das minhas receitas preferidas do livro “Nem Acredito que é Saudável” e que já repeti algumas vezes. Umas trufas de figo e cacau, que se fazem num instante (só precisamos de um processador de alimentos para triturar tudo), e são super deliciosas de comer, ou seja desaparecem num instante!
São perfeitas para levar para a clínica, e naqueles dias mais complicados e cheios de cirurgias, em que mal tenho tempo de parar, como uma destas trufas e fico cheia de energia!
É que são mesmo boas. Palavra de gulosa.
Trufas de Figo e Cacau
(do livro ‘Nem Acredito que é Saudável‘ de Sara Oliveira)
para 12-15 trufas
80 gr de amêndoas
160 gr de figos secos
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de mel
cacau em pó q.b. para enrolar
Continue a ler o artigo em Ananás e Hortelã.

Últimas