Frutos exóticos. Um mundo no prato

A experimentar

As cores garridas, o cheiro intenso ou o aspeto extravagante podem levar-nos a recusar estas propostas, mas experimentar diferentes sabores vindos de lugares longínquos é uma forma de aventura à mesa. E nunca foi tão fácil consegui-los.

Um fruto exótico nada mais é do que um fruto que é cultivado num lugar longínquo daquele em que nos encontramos. As condições atmosféricas e do solo fazem com que determinados frutos só prosperem em alguns locais do Mundo. Para todas as restantes localizações, eles são, muitas vezes, desconhecidos. Exóticos. Mas o crescimento dos transportes e até a introdução da ciência na agricultura fazem com que estes produtos estejam cada vez mais perto de nós.

Mas como é que podemos dar uma primeira oportunidade ao desconhecido? O chef Elad Budenshtiin sugere, antes de ingerir, experimentar o fruto exótico com todos os restantes sentidos: olhá-lo, senti-lo e cheirá-lo. Depois de familiarizado com o novo ingrediente, diz, será mais fácil chegar ao próximo passo e saber o que fazer com ele.

“Depois de prová-lo será óbvio a cada um se prefere utilizá-lo fresco, numa salada, esmagá-lo para um molho ou adicioná-lo a um ensopado.” (…).

Continue a ler o artigo em Notícias Magazine.

Últimas