Os kaitenzushi, conhecidos pelos seus tapetes rolantes, estão a sofrer sérios prejuízos, provocados pelos vídeos virais de clientes com comportamentos anti-higiénicos, a lamber utensílios ou a tocar na comida com os dedos.
Em Portugal, apesar da popularidade do sushi, ainda são pouco usuais os restaurantes de kaitenzushi, onde a comida circula em pratos colocados em tapetes rolantes e os clientes servem-se diretamente do que querem – as contas fazem-se, por exemplo, tendo em conta o número e a cor dos pratos, cada uma representativa de um preço. No Japão, falamos de uma indústria avaliada em 740 mil milhões de ienes (5,12 mil milhões de euros) em 2021 e que normalmente está associada a refeições de baixo custo. Desde há umas semanas, começaram a circular vídeos de clientes a colocar os dedos na comida, a pôr wasabi nas peças e a lamber os frascos dos molhos de soja ou os utensílios à disposição de outros clientes. Os vídeos tornaram-se virais, as cadeias de restaurantes sofreram prejuízos significativos e, agora, estão a ser obrigadas a repensar o seu modelo de negócio. Ou seja, os tapetes rolantes terão de fazer uma pausa por uns tempos.
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