Douro quer valorizar tomate coração de boi da sementeira à mesa

A experimentar

A promoção de boas práticas de cultivo, tratamento e valorização do tomate coração de boi no Douro é o objetivo da iniciativa “Da sementeira à mesa”, que decorrerá a 15 de março, em Vila Real, foi hoje anunciado.

A ação de sensibilização realiza-se numa altura em que se aproxima a época da sementeira e o início de um novo ciclo do tomate coração de boi.

“Nesta jornada na universidade transmontana vamos aprender a cultivar, a tratar e valorizar as melhores sementes do tomate coração de boi do Douro. O objetivo é tratar questões de fertilidade, sanidade, perceber como os hortelãos produzem o tomate, a origem das sementes que usam, como secam as sementes, o processo de produção, os principais problemas”, afirmou, citada em comunicado, Celeste Pereira, líder da Greengrape, empresa de comunicação e animação turística que promove a Festa do Tomate no Douro.

A responsável acrescentou que se pretende ainda “apoiar os hortelãos a melhorar e valorizar a semente e, consequentemente, a produzirem o melhor fruto”.

A ação “Da sementeira à mesa” tem o “objetivo de valorizar este fruto, que encontra no Douro condições ideais para o seu amadurecimento”.

Desde 2016 que o projeto de valorização do fruto de verão inclui a realização do Concurso Tomate Coração de Boi do Douro, que escolhe o melhor exemplar da região, bem como na festa do tomate à mesa de restaurantes da região, durante todo o mês de agosto.

A iniciativa estende-se ainda ao projeto Capella, que se realiza na aldeia de Arroios, Vila Real, onde ocorre uma prova de tomate, azeite e flor de sal na Capela Barroca, e festa com muito tomate à venda e outros produtos do Douro e Trás-os-Montes.

O objetivo, segundo a organização, é valorizar o fruto e a tradição das hortas do Douro.

A ação de formação, que decorre no dia 15, é promovida pela Greengrape, em conjunto com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e as associações de desenvolvimento da região (Beira Douro, Douro Histórico e Douro Superior).

O encontro destina-se aos hortelãos, mas também aos alunos da UTAD e outros interessados.

O programa, que conta com o envolvimento do Departamento de Agronomia da UTAD, inclui a palestra sobre a “Importância de um produto no desenvolvimento do território – caso de estudo do tomate coração de boi do Douro”, que será apresentada por Luís Tibério, do departamento de Economia e Sociologia da UTAD.

Em debate estarão ainda temas como a “Cultura do tomate de ar livre – do viveiro à colheita”, “Inimigos do tomate – doenças e pragas”, “Fertilização do tomate” ou “Conservação e valorização das variedades de tomate”.

Últimas

Diane had been caught watching porn on her computer at work and was given milfbee.com a punishment by her boss. She was told to take her pants and panties xoxxx.net off and put on a strapon sex toy. She was then ordered to kneel tomfrigs.com in front of her boss and give her a handjob. Diane was nervous but bluefucking.com excited as she complied with her boss's demands. She felt the strapon against her pornoschip.com skin and suddenly realized how naughty she felt. She started to stroke her boss's firelard.com cock with increasing speed and she could feel her orgasm building. Finally, she let pornodocs.com out a loud moan as she came all over her boss's cock. Her boss bunnyporno.com was pleased and told her she would be back for more punishment soon.