Lampreia e sável. Um roteiro para provar estas iguarias

A experimentar

Um pouco por todo o país, realizam-se ao longo deste mês vários eventos que têm por objetivo promover e destacar o peixe que se apanha no rio. Se é apreciador de lampreia e de sável, siga este roteiro.

Alandroal. Festival do peixe do rio

Até 12 de março

O peixe do rio vai ser rei e senhor, a partir de hoje, em Alandroal, concelho do distrito de Évora, durante um festival gastronómico que conta com a participação de 14 restaurantes e cafés locais, que vão apresentar nas suas ementas pratos como caldeta de peixe do rio, barbo frito, açorda de sável, paelha de lúcio-perca e carpa assada no forno. O evento inclui inúmeras atividades, com destaque para passeios, concursos de pesca, demonstrações de cozinha com chefs locais e convidados e passará pela escola, a 10 de março, com a ementa da cantina a ser composta por pratos confecionados à base de peixe do rio.

Aderentes: A Chaminé, Adega dos Ramalhos, A Maria, Café Restaurante Central, Pata Larga, Pirâmides S. Pedro, Raya Restaurante, O Botas, O Tarro, Recanto do Fado, O Mercado, Zé do Alto, Sentinela do Guadiana e Taberna Ramalho.

Montemor-o-Velho. Festival do Arroz e da Lampreia

De 10 a 19 de março

O Festival do Arroz e da Lampreia, em Montemor-o-Velho, realiza-se de 10 a 19 de março, com um programa de animação reforçado e ainda viagens de comboio turístico gratuitas (…).

Continue a ler o artigo em Diário de Notícias.

Últimas