2023, o ano de ouro do enoturismo

A experimentar

Crescimento: dois recordes — um nos valores de exportação do vinho português, outro nas receitas do turismo — fazem antever um ano em grande para o Enoturismo em Portugal

O enoturismo foi identificado pelo Conselho Estratégico para a Promoção Turística, que integra o Governo e as diferentes regiões de turísticas, como uma das prioridades para 2023, pela capacidade de “promover o desenvolvimento do território, valorizar os produtos endógenos, e potencial de atração de segmentos de mercado de longa distância, que ficam mais tempo e gastam mais”. O sector tem assistido ao crescimento da procura, alavancada pelo turismo em geral, e também pela notoriedade crescente dos vinhos portugueses, que nem a pandemia conseguiu quebrar.

Nunca como até 2022 se exportou tanto vinho português — €941 milhões nas vendas ao exterior, 1,5% acima do ano anterior e a ambição para 2023 é chegar a mil milhões de euros. “É para isso que estamos a trabalhar, quer na promoção nos mercados tradicionais, quer na abertura de novos mercados onde o potencial de crescimento é grande”, projeta Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal.

Continue a ler o artigo em Expresso.

Últimas