A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) lançou esta quinta-feira uma campanha com o mote: “Desde 2015 a trabalhar para ficar tudo na mesma”. O objetivo é despertar os consumidores para a urgência da mudança de paradigma e para a adoção de comportamentos sustentáveis.
O Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), que surgiu em 2015, tem o objetivo de manter a região tal como a conhecemos. Para além dos notórios benefícios ambientais que traz ao implementar uma vitivinicultura que respeita os recursos naturais, a biodiversidade e o ritmo da natureza, a adoção ao PSVA resulta, ainda, em assinaláveis vantagens económicas para os produtores e para a economia da região.
“Queremos que os consumidores que, ao optarem por um vinho alentejano de produção sustentável, estão a premiar os produtores que se preocupam em produzir vinho, respeitando os recursos naturais e contribuindo para melhorar o presente e o futuro da região: mais recursos ambientais e económicos e, consequentemente, melhores condições sociais”, saliente o presidente da CVRA, Francisco Mateus.