Pão e pastelaria com projeções de crescimento até 2025

A experimentar

A categoria de pão alcançou vendas de 498 mil toneladas no mercado português em 2022, cifra que deverá aumentar para 524 mil toneladas em 2025, segundo dados da Euromonitor. Já as vendas de produtos de pastelaria somaram 46 mil toneladas e deverão representar 48,3 mil toneladas em 2025

A volatilidade dos preços da matérias-primas e a dificuldade em obter muitas delas foram dois dos principais desafios para os fabricantes de produtos de panificação e pastelaria em 2022. Desafios aos quais se juntaram o aumento dos custos com a energia e o transporte dos produtos. Foi um ano desafiante, instável e imprevisível, resumem os produtores ouvidos pelo Hipersuper.

“Fomos obrigados a reinventar-nos de forma a fazer chegar os produtos aos consumidores”, salienta Bernardo Caupers, diretor de marketing da Bimbo, em entrevista ao Hipersuper.

De uma forma geral, o mercado sofreu o impacto da guerra da Rússia na Ucrânia e a categoria de produtos de panificação e pastelaria sofreu particularmente. “O aumento dos preços das matérias-primas incrementou descontroladamente os preços dos produtos finais”, realça, por sua vez, Ana Ricardo, diretora de marketing da Puratos Portugal.

Continue a ler o artigo em HiperSuper.

Últimas