Vila Franca de Xira acolhe festival gastronómico do sável em março

A experimentar

Mais de 30 restaurantes do concelho de Vila Franca de Xira vão participar durante o mês de março em mais uma edição gastronómica de promoção do sável, sendo esperados perto de 10 mil visitantes, perspetivou hoje a autarquia.

A campanha de Gastronomia “Março, Mês do Sável” existe no município de Vila Franca de Xira (distrito de Lisboa) desde 1989 e pretende promover o sável frito com açorda de ovas, um dos pratos mais típicos da região.

A edição deste ano, a primeira pós covid-19, vai contar com a presença de 32 restaurantes, mais quatro do que na edição passada, sendo expectável que se sirvam perto de 10 mil refeições, segundo adiantou à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira (PS).

“A campanha do ano passado ainda foi afetada pela pandemia da covid. Ainda havia algumas restrições na restauração. Esperamos, sinceramente, que este ano as pessoas estejam mais à vontade para aproveitar esta iguaria”, apontou o autarca.

A edição do ano transato, ainda com restrições pandémicas, contou com a presença de 28 restaurantes, que serviram sete mil refeições.

O lançamento da campanha de gastronomia “Março, Mês do Sável” decorre no sábado, numa sessão pública em que está prevista a atuação de grupos musicais, prova de vinho e de pratos de sável e demonstrações de ‘showcooking’.

Últimas