Malassadas

A experimentar

É impossível falarmos de Carnaval e da nossa deliciosa gastronomia açoriana sem falarmos destes pedaços maravilhosos de massa lêveda frita, aromatizadas com laranja e aguardente. E ai tão boas que são! 

Transportam-me à infância, embora na casa da avó se fizesse mais as de forno, ficava sempre ansiosamente à espera destas filhoses.
Quentinhas são um sonho! Mas confesso que as adoro no dia seguinte e é daquelas receitas às quais não resisto e volta e meia lá vou eu assaltar o tabuleiro.
Esta é uma receita sobejamente conhecida por todas as casas açorianas e não faltam às mesas postas, quer por casa quer pelos salões onde desfilam bailinhos e danças carnavalescas, ansiosamente esperadas pelas gentes da Terceira. Que carnaval tão alegre e popular tem esta minha ilha!
A receita apresenta variações de ilha para ilha e até de família para família.
Gosto de as fazer com laranja e aguardente e uso ou apenas água, não adicionando leite,  ou uma combinação de água (que é previamente fervida e arrefecida, mas poderá só amornar) e leite como é mais popular por cá.
Se ainda não as fizeram, então não percam tempo. Porque carnaval que é carnaval tem que ter a bela da filhós frita com açúcar e canela.

Happy Life in The Kitchen

Ingredientes:
500g farinha T65 s/fermento + um pouco se necessário
3 ovos
2 c. sopa manteiga
11g fermento padeiro seco
Leite e água morna q.b. (utilizo uma proporção de cerca 130ml de água para 130ml de leite)
3 laranjas médias (sumo)
1,5 c. sopa de açúcar
1 cálice de aguardente
1 c. chá de sal
Açúcar e canela para polvilhar
Óleo ou banha para fritar
Continue a ler o artigo em Happy Life in The Kitchen.

Últimas