Essência do Vinho – Porto regressa ao Palácio da Bolsa

A experimentar

Susana Balbo, José Peñin, provas exclusivas dos 50 Anos Barbeito e 40 anos de Luís Pato na principal experiência do vinho em Portugal, entre 23 a 26 de fevereiro.

Grandes vinhos, de nomes consagrados e de novos autores, marcam o regresso do Essência do Vinho – Porto, cuja 19ª edição será realizada de 23 a 26 de fevereiro, no Palácio da Bolsa. À prova livre de mais de 4.000 vinhos de 400 produtores representados, alia-se um invejável programa de provas comentadas que inclui conceituados cabeças de cartaz.
Susana Balbo, a primeira enóloga da história da Argentina, figura consagrada da cena internacional contemporânea, vai protagonizar uma prova com alguns dos mais emblemáticos vinhos que elabora e que hoje estão presentes em mais de 40 mercados, incluindo o português. A “rainha do Torrontés”, com trabalho reconhecido em Salta e Mendoza, tem sido uma pioneira na América do Sul, criadora de uma identidade própria. No projeto familiar, iniciado em 1999, continua a inovar, nomeadamente no capítulo do enoturismo que vem complementar uma oferta diversificada de vinhos, incluindo os da estrela das castas argentinas, o Malbec.
Da vizinha Espanha até ao Porto, Essência do Vinho recebe um dos decanos da crítica mundial especializada. José Peñín continua ativamente interessado em descobrir novos territórios e métodos de vinificação. O mentor do famoso Guia Peñín, anuário publicado há 32 anos e traduzido em diferentes idiomas, promete surpreender com algumas das mais empolgantes novidades de “nuestros hermanos”.
Outro momento alto será a realização, pela primeira vez na história do produtor, de uma prova vertical de todos os vinhos Madeira Barbeito 50 Anos. Ricardo Diogo Freitas, o “enfant terrible” do Vinho Madeira, irá nesta prova antológica recuperar todos os 50 Anos que até agora elaborou, bem como concretizar a estreia absoluta de um novo exemplar.

Continue a ler o artigo em Revista de Vinhos.

Últimas