10 vinhos para celebrar o amor

A experimentar

Sugestões para o Dia dos Namorados.

É já um lugar-comum, mas o Dia dos Namorados pede sempre um vinho especial para acompanhar o momento de celebrar o amor. Deixamos 10 sugestões para namorar…

Casa da Tapada Superior Alvarinho e Loureiro 2020
Terceira edição deste branco, o Casa da Tapada Superior Alvarinho e Loureiro branco 2020 é, como o nome indica, um lote de duas castas, sobressaindo a primeira, com 80%. No nariz, sobressaem aromas de alperce, pêssego, limão e notas tropicais. Mostra-se um branco fresco e frutado, complexo e volumoso, com um final de boca persistente. Acompanha bem com saladas, mariscos, queijos, peixes e carnes brancas.

Herdade das Servas Reserva tinto 2017
Fiel à matriz das quatro castas Alicante Bouschet, Cabernet Sauvignon, Alfrocheiro e Aragonez, tem um tom vermelho cereja profundo e muito límpido. No nariz, sobrassem aromas de ameixa, figo, cedro, chocolate, pimenta e notas fumadas. É um vinho complexo, estruturado, cheio, com tostados de barrica de carvalho e taninos equilibrados. O seu final de boca é longo e releva todo o potencial de guarda e envelhecimento. Como sugestões de harmonização, aconselham-se carnes vermelhas, de caça, queijos intensos e enchidos.

Infinitude Rosado
Acompanha especialmente bem grelhados e vegetais, saladas, charcutaria e peixes braseados. Este vinho é uma aposta original numa casta clássica francesa – Merlot –, da região vinícola de Lisboa e que, plantada em meia-encosta em solos argilo-calcários e cerca de 5km da costa Atlântica, lhe confere algum corpo e na boca apresenta-se seco e fresco. Termina com sal e um toque especiado, ligeiramente vegetal dando-lhe longevidade em boca.

Informal Espumante – Luís Pato
Da Bairrada chega-nos o Espumante Informal, que se pode servir como aperitivo ou para acompanhar toda a refeição, provém da casta Baga, tão característica da zona da Bairrada, e tem o selo da qualidade habitual de Luis Pato. O solo de onde é proveniente (Vinha da Panasqueira) imprime-lhe um carácter mineral e a maturação da uva, a delicadeza e aroma a framboesa.

Continue a ler o artigo em Revista de Vinhos.

Últimas