2000: o ano em que Bill Clinton provou peixe ao sal no Porto Santa Maria

A experimentar

31 de maio de 2000. O presidente norte-americano, Bill Clinton, termina a visita a Portugal com um jantar no Porto Santa Maria, em Cascais. Montou-se uma grande operação, os funcionários foram identificados e um agente dos serviços secretos não arredou pé da cozinha até ao fim da confeção. As visitas de famosos a este restaurante do Guincho, que começou como uma cabana de pescadores, são frequentes e cheias de curiosidades: O treinador do Benfica, Roger Schmidt, almoçou aqui com Rui Costa e Jorge Mendes antes de ser apresentado. Todas as semanas, para comemorar os 50 anos do Expresso, fazemos uma viagem no tempo, com o apoio do Recheio, para relembrar 50 restaurantes que marcaram as últimas décadas em Portugal.

A poucos meses de deixar a presidência dos Estados Unidos da América, Bill Clinton fez um périplo europeu com início em Lisboa. Nos dias 30 e 31 de maio de 2000 instalou-se uma gigantesca comitiva em cinco hotéis da capital. Todos os 263 quartos do hotel Dom Pedro, nas Amoreiras, foram ocupados pelo staff e Clinton dormiu na suíte presidencial. Segundo reportou o Expresso à data, “ninguém da comitiva lavou os dentes com água da torneira, tendo sido solicitada água mineral para esse efeito”, um detalhe que ilustra o cuidado com que se preparou a viagem.

O primeiro dia dedicou-se às relações bilaterais com Portugal. Bill Clinton é recebido na Torre de Belém pelo então presidente da República, Jorge Sampaio, visita o Mosteiro dos Jerónimos, encontra-se com Sampaio no Palácio de Belém e com o primeiro-ministro António Guterres no Palácio de São Bento.

Continue a ler o artigo em Expresso.

Últimas