Aí está ele, a fazer acender as lareiras e a congregar as famílias à mesa de conforto. Surgiram no mercado vinhos que demonstram o paliativo eficaz que podem ser. Vamos a eles e toca a recolher.
Todos nós temos imagens gravadas nos nossos imaginários que nos recusamos a substituir. Uma delas é a figura do cão São Bernardo que com o pipinho de vinho quente se aproxima do esquiador sinistrado ou perdido no nevão para lhe aliviar a hipotermia. Na verdade, quem faz férias na neve está habituado a um pequeno-almoço que inclui vinho quente com canela e ao longo de várias horas de exercício consegue aguentar bem o ritmo. É uma reserva de energia que o corpo vai depois utilizando, e funciona muito bem.
Os vinhos que apetece mais nesta altura do ano são, pela mesma razão, tintos encorpados, capazes de resolver o fumeiro que se apruma, os cozidos e os pratos de cozedura lenta. É isso que nos faz ir à cave buscar relíquias para beber a dois ou partilhar com os amigos. Não precisamos de medidas drásticas porque não temos o frio profundo dos Alpes, mas passamos melhor o inverno se dispusermos do paliativo de um bom vinho à mesa. Boas provas!
Ravasqueira Premium Alentejo tinto 2014 (14%) | Soc. Agr. D. Diniz
Syrah, Touriga Nacional, Touriga Franca, Aragonês e Alicante Bouschet. Solos argilo-calcários, com influência de granito e xisto. Transformação maloláctica e estágio de 24 meses em barricas novas de carvalho. A linha Premium deu lugar à designação Heritage, o que é um reforço de identidade e personalidade. Frescura, mineralidade e concentração.
Preço: 55 euros
Classificação Evasões: 18 valores
Torre de Palma Alicante Bouschet & Tinta Miúda Alentejo tinto 2019 (15%) | Torre de Palma
Alicante Bouschet (50%) e Tinta Miúda (50%), ou Graciano. Pisa a pé suave em lagares de mármore. 18 meses em barricas novas de carvalho francês. Encontro cósmico complementar entre castas que produziram um vinho de tal elegância que até no norte alentejano é muito raro encontrar.
Preço: 135 euros
Classificação Evasões: 18,5 valores
Continue a ler este artigo em Evasões.