Os alimentos que ingerimos influenciam a forma como nos sentimos tanto emocional como fisicamente.
“Somos o que comemos” escreveu o filósofo e antropólogo Ludwig Feuerbach numa das suas obras. Mas, será que os alimentos que ingerimos influenciam o nosso bem-estar? A PronoKal, especialista em peso saudável que defende uma abordagem multidisciplinar – medicina, nutrição, coaching e atividade física – esclarece a forma como esta premissa está relacionada, através de Pilar Morales, Chefe do Departamento de Coaching e da nutricionista Ana Rita Santos, ambas da PronoKal.
Ana Rita Santos adianta que o intestino e o cérebro andam de mãos dadas: “chamamos de eixo intestino-cérebro por um motivo, sabemos que a microbiota está relacionada com a produção de serotonina, a chamada hormona da felicidade, por isso um déficit nessa produção por estar relacionado com estados de ansiedade e depressão”. Assim e perante esta ligação entre o intestino e o cérebro, ter uma flora intestinal saudável é o melhor ponto de partida para ter um bom estado de espírito e, para isso, o primeiro passo é estabelecer uma alimentação equilibrada e saudável.
Alimentação Vs Estados de espírito
A relação entre comida e a boa disposição é como um peixe que morde a própria cauda, comenta a nutricionista Ana Rita Santos. “Uma alimentação adequada pode influenciar o nosso humor, mas também nos influencia na escolha dos alimentos”. É comum que quando estamos mais tristes, stressados e cansados, preferimos pizza, doces ou snacks nada saudáveis, mas quando nos sentimos ativos, contentes ou felizes, escolhemos alimentos mais saudáveis, como frutas ou frutos secos. Sobre esta tendência a Coach Pilar Morales clarifica: “O primeiro critério de escolha sobre o que comer devia ser a saúde, só depois disso, e nunca esquecendo esse critério, o prazer.”
“Uma alimentação saudável e variada pode ajudar a prevenir doenças como depressão ou ansiedade, melhorar o humor e a qualidade do sono”, afirma Ana Rita Santos. De facto, está cientificamente comprovado que a alimentação é essencial para aumentar ou diminuir a secreção de certos neurotransmissores envolvidos no prazer e no bem-estar.
A importância de escolher bem
Então, que alimentos devemos escolher para ter bom humor? A Nutricionista da PronoKal sugere os mais interessantes:
• Frutas e legumes de todas as cores. Foi demonstrado que estes alimentos aumentam o estado de bem-estar graças aos seus nutrientes. Por exemplo, os antioxidantes presentes nas frutas vermelhas ajudam a controlar os sintomas de ansiedade e depressão. (…)
Continue a ler o artigo em Viver Saudável.