Peixe de rio, porco e caça protagonizam a lista de produtos locais deste restaurante em Abrantes, que até 2021, funcionou como uma típica taberna e mercearia. O local é hoje uma ode às receitas antigas, preparadas, maioritariamente, com produtos do concelho. A consultoria está a cargo do chef Rodrigo Castelo, do premiado restaurante Ò Balcão, em Santarém.
“Divirtam-se e partilhem tudo o que de bom a vida nos traz”. A frase está inscrita no cimo da ementa do restaurante A Velha, casa de bem comer, inaugurada em agosto de 2021, em Abrantes, pelo casal Miguel e Joana Mariano. O nome é um tributo “a Dona Nazareth, a proprietária da taberna”, conta Miguel Mariano. As portas de salão, típicas das tascas antigas, dão as boas-vindas e uma outra, também original, dá acesso à primeira sala. Na parede oposta, as cores de outrora e as contas de Dona Nazareth contam a história da fundadora. As outras duas salas, uma contígua à entrada e outra no piso de baixo, prolongam-se para os respetivos terraços.
Pratos antigos e fotografias pertencentes ao espólio fotográfico da Câmara Municipal de Abrantes revestem as paredes do restaurante A Velha, ao lado de vetustos louceiros das casas dos avós de ambos, um dos quais utilizado como mostruário do vinhos da carta. (…).
Continue a ler o artigo em Expresso.