Tendências Enoturismo 2023

A experimentar

Por muitas voltas que o mundo dê, o enoturismo está em crescimento e evolução. Ficam aqui sete tendências do enoturismo para 2023!

O que é uma tendência? Propensão; inclinação; disposição; propósito. A cada ano que passa, o Enoturismo ganha mais propósito, torna-se mais disponível a novos públicos, inclina-se para diferentes formatos mas sempre com propensão a crescer!

Não tenho uma bola de cristal e, actualmente, é mesmo muito difícil fazer previsões seja para o que for. Entre pandemias e guerras, há crises que são imprevisíveis.

Mas com base em viagens, visitas a adegas, conversas com produtores de vinho e alguma pesquisa, juntei neste artigo sete tendências para o Enoturismo em 2023.

vinhas-quinta-do-noval-douro

Faixa etária mais baixa

Se durante muto anos o enoturismo era um actividade associada a casais reformados com algum poder de compra, actualmente o cenário está a mudar. Continua a haver pessoas a partir dos 65 anos que disfrutam de enoturismo, com calma e sossego como se quer, mas há igualmente uma geração entre os 35 e 44 anos curiosa por saber mais sobre vinhos.

Uma geração que se habituou a viajar pelo mundo, a reservar todas as suas viagens online, para quem o próximo destino está à distância de alguns “clicks” e que simultâneamente está a ganhar um gosto e interesse cada vez maior pelo mundo do vinho.

Sendo esta uma das tendências do enoturismo para 2023, os produtores de vinho, agências de viagem e todos os operadores que trabalham o turismo de vinhos devem direccionar grande parte da sua comunicação para este público-alvo.

Visitas privadas

Algo que os tempos de pandemia trouxeram foi a preferência por experiências privadas, de nicho, longe de grupos e confusões. É, por isso, importante repensar e estruturar as visitas a adegas em modo mais privado – seja casais, famílias ou pequeno grupos de amigos – mesmo que isso, à primeira vista pareça perda de lucros.

Muitas adegas preferem ter grupos de 20 ou 30 pessoas com um só guia porque conseguem rentabilizar as visitas ao longo do dia. E não deixa de ser verdade…. Mas a pergunta que devem fazer é: com quantas dessas 20 ou 30 pessoas foi possível estabelecer uma relação próxima?

Continue a ler o artigo em Entre Vinhas.

Últimas