As três categorias da praxe – entrada, prato principal e sobremesa -, ingredientes a preceito, preocupações e soluções, imaginação e ousadia quanto baste, prémios em jogo. O concurso arrancou e as melhoras propostas sobressaíram. Nas entradas, quatro pratos em destaque. O wrap de vegetais em cama de abóbora com uma cabeça de brócolos, um ramo de grelos, avelãs e nozes picadas, entre outros ingredientes, ficou em primeiro lugar. A receita é do Colégio de Lamas, em Santa Maria da Feira.
Em segundo lugar, ex-aequo, três entradas. Springrolls de couve branca com recheio de “carne” de casca de banana, do Colégio Luso-Francês. As cascas de banana ficam de molho numa tigela com água e duas colheres de sopa de vinagre durante 15 minutos. Outra entrada de húmus de folha de abóbora, da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, de Vila Nova de Famalicão, com vários ingredientes e misturas de grão-de-bico, iogurte grego, e um toque de vinagre de cidra. Os bombons de húmus com sopa de cogumelos e crumble de castanha, do Colégio Luso-Francês, também ficaram em terceiro lugar. Esta é uma receita que aproveita a água de cozedura do grão-de-bico.
Para o prato principal, várias propostas, quatro vencedores. Hambúrguer de cogumelos e duchesse de tremoço, da Escola Secundária do Monte da Caparica, venceram a categoria com a mistura de vários condimentos e indicação precisa do custo de cada um. (…).
Continue a ler o artigo em Evasões.