Região única, entre duas paisagens classificadas Património Mundial pela UNESCO: a Arte Pré-Histórica do Vale do Côa e o Douro Vinhateiro, existe muito para descobrir neste território extraordinário, que integra os concelhos de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda, Pinhel, Sabugal Penamacor, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa.
Reconhecido internacionalmente pelas gravuras rupestres, o Vale do Côa oferece natureza deslumbrante, património edificado e tradições seculares, mas também os vinhos do Douro Superior e gastronomia de sabores antigos. Observe a paisagem a partir dos novos Passadiços e visite o Museu e Parque Arqueológico do Côa. A partir do guia Boa Cama Boa Mesa 2022 conheça os melhores restaurantes dos territórios do Vale do Côa.
O Caçador (Almeida)
No coração da Aldeia Histórica de Almeida é muito procurado devido a especialidades como “Polvo à Lagareiro”, “Borrego na brasa” e “Naco de vitela”. Tem múltiplos pratos que confeciona por encomenda, como “Arroz de cabidela” e de “marisco”, “Bacalhau à caçador” e “Cabrito assado”. Atrai muitos clientes vindos de Espanha para provar o “Bacalhau gratinado”. Casa tradicional e familiar, privilegia os vinhos, os queijos e o doce de abóbora da região. Para o final sugerem-se “Arroz-doce”, “Tigelada” ou as populares “Natas do Céu”. Preço médio: €20
Largo do Olmo, Malpartida. Tel. 271574344
Continue a ler o artigo em Expresso.