Já são conhecidos os resultados da décima edição do Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais, evento organizado pelo Cervejas do Mundo – Fórum (grupo do Facebook com mais de dez mil membros), que nos dá pistas sólidas sobre o que procurar e provar nos próximos tempos. Após um “longo fim-de-semana” de provas cegas — aconteceram nos dias 10 e 11 de Dezembro, na Fábrica de Cervejas Portuense, no Porto — e a contabilização de todos os votos e comentários do júri, foram divulgadas as melhores cervejas artesanais e respectivos cervejeiros, bem como a melhor cerveja artesanal portuguesa comercializada durante 2022, uma novidade introduzida este ano.
Na vertente dos cervejeiros caseiros, os vencedores foram, na categoria Lager, a Nobilis, uma Czech Dark Lager elaborada por Miguel Pereira; nas Ale, a cerveja vencedora foi a de Luís Leonardo, chamada Caravela, ao estilo English Porter; já na categoria Experimental, Filipe Alves venceu com a Beetlejuice; e, na categoria especial Grape Ale, o triunfo pertenceu a Vítor Silva.
O prémio para cada um destes cervejeiros será poderem repercutir, durante 2023, cada uma das receitas vencedoras nas instalações de reconhecidas marcas de cerveja artesanal portuguesas, nomeadamente nas instalações da Musa, da Nortada, da Sovina e da BeerHouse.
Na competição destinada às cervejas artesanais nacionais em comercialização, na categoria Lager, ganhou a Mystic Brew, da Senescal, uma marca de Castro Marim, que apresentou uma Dunkles Bock com figos biológicos secos ao sol.
Continue a ler no Público
Continue a ler este artigo em Público.