Adega Cooperativa da Lourinhã

A experimentar

A Lourinhã é uma das três regiões a produzir aguardente DOC na Europa e é na Adega Cooperativa da Lourinhã que tudo acontece

A Adega Cooperativa da Lourinhã (ACL), quando foi fundada em 1957, dedicava-se essencialmente à produção de vinho tinto e branco, principalmente o famoso vinho leve.

Apenas em 1992 surgiu a Denominação de Origem Controlada DOC e a adega passou a dedicar-se exclusivamente à produção de aguardentes vínicas.

Para tal, a ACL conta hoje em dia com cerca de vinte de sócios que ainda produzem quase exclusivamente para a adega, onde são destilados aproximadamente 17.000 litros de aguardente vínica!

DOC Lourinhã

O que é uma aguardente vínica e como é produzida?

Aguardente vínica é resultado da destilação de vinho, idealmente de baixo teor alcoólico e elevada acidez.

É uma bebida com enorme potencial de envelhecimento e por isso é deixada a envelhecer em barricas de madeira por vários anos.

A Lourinhã, a par de Cognac e Armagnac em França, é uma das 3 regiões demarcadas da Europa para produção de aguardente vínica.

Para aprender sobre este néctar, fui mesmo visitar a Adega Cooperativa da Lourinhã, inserida na região vitivinícola de Lisboa.

Foi a Nádia Santos que me recebeu e começou por explicar que a produção deste destilado na região de Lisboa começou logo depois das invasões francesas, no início do século XIX.

Após a saída das tropas, quando alguns soldados de Napoleão ficaram por cá e, tal como faziam em França, começaram a destilar o vinho, ensinando aos locais esta técnica.

Diz-se que a aguardente servia, não só para beber, mas como para desinfetar feridas de guerra.

Por essa altura, surgiram muitas destilaria na região, de tal forma que os produtores de Vinho do Porto vinham à Lourinhã comprar aguardente para fortificar os seus vinhos.

Como é que se faz a Aguardente da Lourinhã?

Continue a ler o artigo em Entre Vinhas.

Últimas