Quarenta vinhos que até o Pai Natal gostava de receber

A experimentar

Na hora de escolher os melhores presentes para um brinde especial, a Garrafeira da “Notícias Magazine” dá uma preciosa ajuda. É só escolher…

Brancos, tintos, rosés, Portos, espumantes, aguardentes e até um colheita tardia. O mais barato custa 4,65 euros; o mais caro 490. Para facilitar as contas e as compras natalícias, definimos quatro patamares. Todos têm o selo de Excelência da Garrafeira da “Notícias Magazine”. Boas Festas. E boas provas.


ATÉ 15 EUROS


Naperão Loureiro Premium 2021

Vinho Verde
Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez
Loureiro
4,65 euros

O trabalho, persistente e diferenciador, da Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez continua a somar vitórias. Como é o caso deste branco, um ilustre clássico do produtor, em que a enologia de José Antas Oliveira revela um vinho frutado e floral, com um final seco e encantador. Brilha diante dos mais diversos paladares e momentos.

Adega de Penalva Bical 2020

Dão
Adega de Penalva
Bical
7,5 euros

Mais um belo exemplar da Adega de Penalva. A enologia de António Pina explora, na perfeição, as características de uma casta tão especial como a Bical. O resultado é um branco algo misterioso, ligeiramente adocicado e que possui um registo frutado e floral aliciante.

Quinta do Côtto Rosé 2021

Douro
Montez Champalimaud
Touriga-nacional e Tinta Roriz
8 euros

A segunda edição deste rosé confirma as boas expectativas criadas no ano anterior e celebra da melhor forma o centenário da casa Montez Champalimaud. O vinho encanta pela frescura. Elegante, tem nos frutos vermelhos muito do seu charme e na equilibrada acidez o segredo do sucesso.

Restrito Tinto Colheita 2017

Douro
Restrito
Touriga-Nacional, Touriga-Franca e Tinta Roriz
8,50 euros

O projeto, iniciado em 2006, continua a somar êxitos. E este tinto é um belíssimo exemplo. Os seis meses em madeira proporcionaram-lhe elegância e equilíbrio. De cor grená e boa estrutura, o aroma a frutos vermelhos, com ligeiros apontamentos tostados, destaca-se. A polivalência gastronómica é trunfo arrasador.

JK Elpenor Blanc de Noir 2019

Dão
Julia Kemper Wines
Jaen
11,99 euros

Na Quinta do Cruzeiro, em Mangualde, seguindo orientação biológica, nasce um branco requintado. A cor, citrina brilhante, abre caminho a um vinho pleno de caráter e de cristalinidade. Ou não fosse de produção orgânica, preservando, assim, aromas e sabores. Perfeito.

Quinta da Lixa Reserva Alvarinho 2016

Vinho Verde
Quinta da Lixa
Alvarinho
13,50 euros

Um Reserva que convence os mais exigentes. Os solos de xisto e granito oferecem-lhe frescura e mineralidade. A madeira, sobriamente integrada, é a cereja no topo do bolo. O resultado da equação, quase artesanal, resulta em nota bem elevada. A acidez, a estrutura e a complexidade aromática tiram a prova dos nove.

Casa de Santar Reserva Branco 2019

Dão
1990 Premium Wines
Encruzado, Bical e Cerceal Branco
14 euros

Perfil consensual e de elevada qualidade. O aroma, fresco, exótico e amplo, a fruta, bem madura, e as notas de madeira, elegantes, resultam numa boa estrutura. Brilha como aperitivo ou a acompanhar os mais variados pratos, desde que sobriamente condimentados. Magnífico.

Dona Maria Amantis Reserva 2020

Alentejo
Júlio Bastos
Viognier
14,50 euros

Mas que bem tratada, pela enóloga Sandra Gonçalves, é a casta branca Viognier neste Reserva 2020. Uma clássica francesa – originária da região do Rhône – que tem nos vinhedos de Júlio Bastos, na região de Estremoz, uma nova pátria. Aveludado, com madeira e acidez no ponto. Excelente.

Martha’s Monte Ferreiro Reserva Branco 2019

Douro
Gold Mountains Company
Viosinho, Arinto e Códega do Larinho
14,99 euros

Um vinho de uma surpreendente polivalência, a que não é alheio o equilíbrio evidenciado em boca, graças a um significativo volume e a uma delicada textura, que se revelam harmoniosos, cativantes. Cristalino, com aroma de fruta tropical, a elegante presença da madeira, no final da fermentação e estágio, oferece-lhe requinte, fascínio. E faz toda a diferença.

Saturno Reserva Branco 2019

Alentejo
Herdade do Monte da Cal
Antão Vaz, Alvarinho e Arinto
14,99

Da Herdade do Monte da Cal, em Fronteira, nos arredores de Portalegre, nasce logo no ano de lançamento um reserva branco de eleição, que cativa pelo nariz, marcado por diversas notas florais. Extremamente frutado, com um volume de boca harmonioso e um final duradouro, mostra-se elegante e poderoso. Perfeito como aperitivo. Encantador.

Bons Ares Rosé 2021

Douro
Ramos Pinto
Cabernet Sauvignon, Tinta Barroca e Touriga-Nacional
15 euros

Uma estreia em grande, na versão rosé, de uma marca de referência da Ramos Pinto. A frescura, a estrutura e a forte capacidade aromática formam um triângulo equilátero, que, na boca, se revela redondo e extremamente sedoso. Nota alta.


ATÉ 25 EUROS


Paço dos Infantes Reserva Branco 2019

Alentejo
Herdade da Lisboa
Arinto, Alvarinho e Antão Vaz
16,50 euros

Um belíssimo branco, elegante, muito fresco, produzido na sub-região da Vidigueira e que, além de beneficiar das excelentes condições do território, possui na enologia de Ricardo Xarepe Silva e António Selas o segredo do sucesso. Nota alta para a elegância da madeira e para a cremosidade.

Continue a ler o artigo em Notícias Magazine.

Últimas