Em snacks, farinhas ou barras energéticas, os insetos já são prato do dia

A experimentar

De um projeto de final de curso a uma startup de sucesso. A Portugal Bugs é uma empresa nacional, nascida no Porto, focada em desenvolver produtos alimentares com insetos comestíveis, ricos em proteína e super sustentáveis. A barra energética de manteiga de amendoim e mel foi o primeiro produto a ser desenvolvido pela marca, que já chegou ao retalho e à alta cozinha. “Da Terra à Mesa” é um projeto Boa Cama Boa Mesa que dá a conhecer os produtos portugueses a partir de histórias inspiradoras e de sucesso, desde a produção até ao consumidor, em casa ou no restaurante.

A história da Portugal Bugs começou a escrever-se em 2016, quando Guilherme Pereira, co-fundador, desenvolveu um produto alimentar com farinha de inseto como projeto final da licenciatura em Engenharia Alimentar, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

A aceitação foi positiva, o tema passou a fazer parte do seu vocabulário e do de Sara Martins, também fundadora, e rapidamente começaram a desenvolver técnicas de produção. E os próprios insetos, primeiro na casa de Guilherme, no Porto, e depois num espaço maior, em Perafita, já que “não havia ninguém em Portugal que o fizesse”. (…).

Continue a ler o artigo em Expresso.

Últimas