Graham’s: 200 Anos de Amor ao Vinho

A experimentar

A famosa marca Graham’s lançou recentemente uma colecção de vinhos comemorativos do seu bicentenário. A edição integra seis Portos Tawny Single Harvest e seis Portos Vintage clássicos guardados numa peça de mobiliário exclusiva. A primeira unidade será leiloada, em Londres, pela Christie’s.

Quem anda nestas lides do vinho, sabe que em nenhum outro produtor a descrição do clima é tão focada e mencionada como condição sine qua non para a compreensão dos vinhos. A família Symington é mestra nisto. Ao longo dos anos, faz sempre questão de lembrar, a par com a prova dos bons vinhos, a descrição de relatórios de vindima de fazer inveja ao meteorologista mais credenciado da história universal. Em cada ano, sabemos se foi seco ou chuvoso (e os milímetros que choveram em cada dia), quais as temperaturas (das mais agrestes às mais amenas), como é que essas condições afectaram a vinha (os estragos, os benefícios, as maturações de cada casta), e por aí adiante… Verdadeiros testemunhos que nos ajudam a compreender porque é que determinados anos deram origem a vinhos grandiosos, e outros nem tanto, apesar de quase sempre bons. Não é por isso de estranhar que a família Symington, detentora de tão preciosa informação (e também através da prova constante dos seus vinhos e da percepção de como evoluem) tenha decidido fazer uma edição comemorativa com grandes vinhos, para assinalar o seu bicentenário, efeméride assinalada em 2020, mas que por força da pandemia foi adiada.

Detentora de um Royal Warrant (fornecedor oficial da Casa Real Britânica), a reconhecida casa de vinho do Porto não podia fazer por menos e tinha de surpreender. Fê-lo com o lançamento de 12 vinhos especialíssimos, inseridos numa peça de mobiliário concebida especialmente para o efeito (seis Portos Tawny Single Harvest e seis Portos Vintage clássicos). Todos os vinhos foram especialmente selecionados por membros da terceira, quarta e quinta gerações da família Symington. Os seis Portos Vintage contemplam exemplares de anos que correspondem a algumas das maiores declarações dos últimos dois séculos, como o 1963, 1994 e 2011. Já os seis Tawny Single Harvest foram selecionados e engarrafados exclusivamente para a coleção, incluindo dois vinhos nunca lançados, de 2000 e 2006. Destaque para, por exemplo, o Single Harvest Tawny de 1982, engarrafado pela primeira vez para assinalar o nascimento do Príncipe George de Cambridge, ou o Single Harvest Tawny de 2000, o primeiro ano em que se produziram vinhos do Porto nos revolucionários lagares modernos da família Symington – uma inovação marcante no setor do vinho do Porto.

A edição comemorativa será leiloada pela Christie´s

Uma obra de arte para guardar outras obras de arte

Para guardar estas preciosidades a família Symington decidiu encomendar um pequeno armário elaborado a partir de raríssima madeira de pau-rosa, certificada pelo Forest Stewardship Council (FSC), trabalhada por marceneiros portugueses da empresa especializada de mobiliário, WeWood. (…)

O artigo foi publicado originalmente em Maria João de Almeida.

Últimas