Tarte de Abóbora e Especiarias // Spiced Pumpkin Pie

A experimentar

E eis que é Outono, tempo das cores douradas, dos laranjas e castanhos. É tempo de árvores despidas e folhas no chão, dias mais frios e que pedem aconchego. Dos primeiros serões à lareira e a mantinha no sofá. Da comida de forno e de conforto. É tempo de uvas e vindimas, e tábuas de queijo com uvas. É tempo de cogumelos, e por cá ainda vamos procurar míscaros nas florestas e pinhais, depois das primeiras chuvas. É tempo de castanhas assadas, e tão bom que é esse perfume. Das romãs cheias de bagos que parecem jóias. E dos doces diospiros que se comem à colher com canela ou são de roer. Das pêras, as maçãs e os marmelos, e todas as compotas e marmeladas e geleias que se espalham no beiral da janela. E das bonitas e extravagantes abóboras.

Este ano temos a casa invadida por abóboras. Algumas de cá e outras que chegaram por mãos amigas, as melhores prendas sempre. São de todas as cores e feitios, vão estando espalhadas pela casa, a servir de enfeite até serem aproveitadas e servirem de refeição. Adoro decorar a casa conforme a estação do ano, e nesta altura são as abóboras que se juntam com velas e galhos secos a animar os nossos recantos.

São óptimas em sopas e estufados, em saladas quentes e em compota. Em bolos e em tartes. E como eu gosto tanto de sobremesas, quis experimentar uma tarte de abóbora à americana. Apesar de já ter provado nunca tinha feito uma cá em casa. E a propósito do Halloween e para a Makro Portugal, saiu esta tarte bem rústica e cheia de sabores de Outono.

TARTE DE ABÓBORA E ESPECIARIAS

1 placa redonda de massa quebrada

350 gr de puré de abóbora (cerca de 650gr em crua)

4 ovos

250 gr de açúcar amarelo

1 colher de sopa de mel

200 ml de natas para bater

Raspa de ½ laranja

Pitada de sal

2 colheres de sopa de farinha de trigo (bem cheias)

1 colher de chá de canela em pó

1/2 colher de chá de gengibre em pó

1/8 de colher de chá de noz moscada em pó

1/8 de colher de chá de cravinho em pó

1/4 de colher de chá de cardamomo em pó

Continue a ler o artigo em Ananás e Hortelã.

Últimas