Churchill’s Vintages 2020 | Índios no nosso quarto

A experimentar

Quando o mundo parou, a Churchill’s continuou a pisar a pé todas as uvas dos seus vinhos do Porto. Há uns meses, declarou 2020 como um ano Vintage, lançando o Churchill’s 2020 Vintage Port e o single-quinta Churchill’s Quinta da Gricha 2020 Vintage Port. Um ano sem precedentes e uma vindima excepcionalmente desafiante, resultaram em dois vinhos marcantes e distintos por parte da Churchill’s.

Churchill's Vintages 2020Johnny Graham, fundador e provador principal da Churchill’s, descreve o Churchill’s 2020 Vintage Port como “um Porto Vintage poderoso e vibrante”,  por sua vez, classifica o Churchill’s Quinta da Gricha 2020 Vintage Port como “um Porto Vintage sedutor e elegante com uma acidez vibrante e uma precisão encantadora”.

Churchill's Vintages 2020Embora a vindima de 2020 tenha sido particularmente custosa para toda a região, os vinhos jovens da Churchill’s entusiasmaram os enólogos quando, logo após a vindima, os provaram pela primeira vez em 2020. 2020 acabou por ser um ano quente com uma maturação precoce e rendimentos muito baixos: o mês de Julho foi o mais quente deste 1931 e o rendimento foi cerca de 1/3 abaixo do de 2019.

Churchill's Vintages 2020Como já vos disse anteriormente, a Churchill’s foi das poucas produtoras de vinho do Porto que continuou a pisar a pé as uvas durante a pandemia, instituindo procedimentos para proteger toda a equipa e garantindo, ao mesmo tempo, a qualidade, o misticismo e a tradição da pisa a pé. Pisa essa que foi efectuada em antigos lagares de granito que datam de 1852. Número de pessoas infectadas por COVID-19 durante todo este processo? Zero!!! Ainda há quem duvide dos benefícios do vinho para a saúde? 😛

Continue a ler o artigo em No meu Palato.

Últimas