Chegou a época! Restaurante do Sabugal já serve Pataniscas de míscaro, Lasanha de cogumelos e urtigas e Doce de lepistas

A experimentar

O chef Rui Cerveira leva aquilo que a terra dá para a cozinha do restaurante, a Casa da Esquila, no concelho do Sabugal. Agora é tempo de cogumelos e à mesa chegam “Pataniscas de míscaro branco”, “Arroz de boletus” e “Doce de lepistas”. O restaurante foi distinguido como “Mesa com Mérito”, no guia Boa Cama Boa Mesa 2022.

Ao longo de todo o ano, a Casa da Esquila, no Sabugal, tem na ementa boletus: “Basta chover e aparecer a lua cheia como é o caso desta semana”, explica o chef Rui Cerveira, recordando que o cogumelo quer humidade e uma temperatura entre 16 e 20 graus. “Mesa com Mérito” no guia Boa Cama Boa Mesa 2022, o restaurante já deu início a mais uma saborosa temporada de cogumelos.

Amanitas Cesareas
Amanitas Cesareas

Este ano, os boletus, sendo os principais da estação os edulis ou os pinophilus, começaram bem, com aquelas primeiras chuvas e frio, estavam “top”, “super saudáveis”, não muitos, mas eram bons, mas depois veio o calor e deu cabo de tudo”, conta o Rui Cerveira. Felizmente conhece o seu território, está em plena Cova da Beira e sabe de muitas alternativas. “O outono é a época forte dos meus preferidos a seguir aos boletus, o ovo-de-rei (amanitas cesáreas) e as sanchas (lactarius deliciosus), cogumelo laranja, carnudo e muito versátil”, explica. Nesta altura ainda saem outros do repertório e que gosta de utilizar, as lepistas nudas, um dos poucos cogumelos com um travo ligeiramente doce e um fantástico aroma frutado, que me lembra anonas e ananás, além de uma cor lilás absolutamente fashion, que combina na perfeição com o amarelo dos cantharellus cibarius, outro dos meus prediletos, seja em salgado ou em doce.

Continue a ler o artigo em Expresso.

Últimas