Tacos e quesadillas com tempura, aguachilis com sashimi e guacamole e togarashi são combinações que convivem harmoniosamente num espaço cheio de cor, descontraído, mas com sofisticação. Bem-vindos à improvável e surpreendente fusão entre a cozinha mexicana e japonesa, que chega a Lisboa pelas mãos do conhecido chef Kiko Martins
Abriu portas na última semana de setembro, mesmo frente ao miradouro de São Pedro de Alcântara, ao Bairro Alto. É a mais recente e, provavelmente, a mais ousada aposta do mediático chef Kiko Martins, um apaixonado pelos sabores do mundo. Assim que nos aproximamos da porta, percebemos pelas cores da fachada, em verde e azul turquesa, que algo de “caliente” se passa. Entramos no novo restaurante Las Dos Manos e confirmamos o mundo de cor que ali se vive.
Ao fundo, na parede, duas imagens saltam à vista e denunciam o universo em que nos encontramos: Frida Khalo e uma gueixa, frente a frente, transportam-nos para a essência do local, uma cozinha de fusão entre a gastronomia mexicana e japonesa como, aliás, a placa “Mexico meets Japan” indica logo à entrada. Esta combinação, que ao início começou por soar estranha ao chef, acabou por tomar forma em muitas horas de testes. “A ideia inicial era fazer um restaurante mexicano ‘A Level’, mas, a meio dos testes, percebi que era engraçado dar umas tonalidades japonesas aos pratos”, começa por explicar Kiko Martins. “De imediato comecei a fazer testes mentais e a perceber que num ‘aguachile’ ficaria bem uma técnica de sashimi ou temperos asiáticos como a soja, o saké ou o yuzu, e também se as combinações fariam sentido em termos da perceção do público”, explica. E a resposta foi um rotundo sim. “Achei que poderia ser um bocadinho arriscado, mas porque não fazê-lo? Só cá estamos uma vez e acho que vale a pena aproveitar”, deende. E assim nasceu o restaurante Las Dos Manos, onde, na decoração, catos convivem com barris onde eram transportados os sakés, e, na cozinha, a tradicional “Robata” funciona lado a lado com o espeto “Al Pastor”.
Continue a ler o artigo em Expresso