Vinhos Colheita Tardia. A tempo de fazerem toda a diferença

A experimentar

Nasceram na Alemanha, no século XVIII, na sequência de um assalto que atrasou o início das vindimas. Conquistaram o Mundo. Portugal também já se rendeu.

Chamam-se Colheita Tardia ou Late Harvest. Reza a história que surgiram em Fulda, na segunda metade do século XVIII, numa altura em que essa pequena localidade alemã era governada por um líder espiritual com plenos poderes na região. Todos os anos, a colheita das uvas só arrancava depois de o tal soberano dar o aval, decisão transmitida por um mensageiro que, a pé ou a cavalo, transportava a boa nova.

Um certo dia, os monges que produziam vinho na colina do Mosteiro de Johannisberg, na Renânia, a uns 100 quilómetros de Frankfurt e a cerca de 150 quilómetros da residência do príncipe-bispo, enviaram o mensageiro, um tal de Babbert, para levantar a autorização de colheita. No entanto, o emissário foi assaltado e até regressar com a autorização as uvas, da casta Riesling, continuaram nas videiras, mas murchas e ressequidas. Apesar de frustrados com a situação, os monges decidiram avançar com a vindima e, para surpresa de todos, o trabalho desenvolvido resultou num vinho doce, licoroso, encantador.

Continue a ler o artigo em Notícias Magazine.

Últimas