A ideia é caminhar para ser completamente sustentável e anda lá bem perto este pequeno restaurante do concelho de Arouca. Liderado pelo casal António Quaresma e Susana Vieira, o projeto produz praticamente tudo o que leva à mesa, incluindo o vinho. Serve apenas por reserva.
As trutas são de viveiro próprio, tiradas da água da ribeira de Boucedeguim mesmo antes de serem confecionadas. As batatas chegam da quinta, com quase cinco hectares de terra, onde António Quaresma se dedicada à agricultura e o mesmo acontece com as cebolas para o escabeche. Este é um prato 100% sustentável que serve de cartão-de-visita ao Restaurante do Pedrogão, no centro da aldeia com o mesmo nome, localizada no concelho de Arouca. É considerado um dos mais avançados projetos gastronómicos do país, em matéria de sustentabilidade. Desde a data de abertura, há 22 anos, que os objetivos são escoar os produtos da quinta e tornar viável a agricultura familiar de montanha.

Restaurante do Pedrogão
“Para escoar os produtos agrícolas a um preço justo nem sempre é fácil”, segundo relata António Quaresma que, também por essa razão, decidiu confecionar os pratos do restaurante com os excedentes. Só utiliza produto de época, de preferência da quinta da qual é proprietário (…).
Continue a ler o artigo em Expresso.