A rentrée é a desculpa perfeita para regressar à cidade com ânimo e marcar um programa gastronómico. De restaurantes asiáticos a clássicos portugueses, eis o que há para descobrir agora.
O fim das férias não significa, necessariamente, o fim da diversão. Há inúmeras razões para preparar o regresso ao trabalho e às cidades – se for o caso – de forma dinâmica: uma delas é combinar um almoço ou jantar fora de casa, para rever amigos ou simplesmente desfrutar de uma boa refeição pós-férias.
Seja uma churrasqueira – clássico almoço de fim-de-semana? – ou um especialista em cozinha nipónica com conjugações de ingredientes improváveis, da capital portuguesa ao paraíso que é o Sul, existem sugestões imperdíveis para conhecer agora. Vamos a elas?
Tinto & Brasa. Viagem de sabores pela Argentina
O Largo do Rato, em Lisboa, não vive só de tascas lisboetas: inaugurou recentemente o Tinto & Brasa, restaurante com cunho Argentino que faz jus à fama que este país tem: o das carnes. Idealizada pelo casal argentino Emanuel Diaz e Noelia Fuda, a carta do restaurante foca-se em ex-líbris da cozinha deste país da América do Sul, como as empanadas, os queijos fundidos, os chouriços, as morcelas e a herança mestra quanto aos cortes de carne, que se revela em escalopes ou picanhas. A inspiração, na decoração, são os antigos restaurantes típicos argentinos de Buenos Aires, ideia da arquitecta Ana Maria Lopez. E para o Outono está a lançar uma
novíssima ementa de almoço.
Re’tasco. A reinvenção exímia do tasco lisboeta
O maior exemplo de power couple é o de Filipe e Vanessa Marques: o primeiro idealiza a ementa e gere, a segunda pensa os doces servidos no Re’tasco, um remake dum tasco típico português, em Benfica, bairro de forte tradição de restaurantes tradicionais. Para o Outono, o casal pensou em reinterpretar famosos pratos como lombo de bacalhau ou filetes de polvo, mas introduziram outros mais modernos como rabo de boi wagyu ou bebinca goesa (esta, claro, uma sobremesa de comer e chorar por mais). Há uma selecção de mais de 400 vinhos à espera de quem lá vá, por isso as boas razões para ir são de sobra.
31 d’Armada. Outono para viver na esplanada
Ao 31 d’Armada, em Alcântara, já chegaram as novidades da nova estação. Com assinatura do chef Tiago Zucarelli em parceria com a empresária Ewa Kubik, os novos pratos prometem proporcionar uma experiência única e totalmente harmonizada com a época. Apaixonado pela comida mediterrânea e especialista em carnes, o chef criou uma ementa em torno das mesmas, com um toque contemporâneo. A esplanada torna-se um spot apetecível para os primeiros dias de Outubro, sobretudo quando os pratos que chegam à mesa são tão apetitosos como arroz de marisco, lingueirão à bulhão pato ou perna de pato confitada. Há opções para todos os apetites.
La Mafia se sienta a la Mesa. Pastas que escondem segredos
Neste restaurante, atipicamente italiano, que já ganhou estatuto de um dos melhores sítios para comer uma pasta com cunho espanhol, celebra-se a chegada de uma nova estação com pratos deliciosos que são para desfrutar o piacere originale dentro de uma recriação de boutique italiana. Situa-se no Parque das Nações e nas Avenidas Novas: a primeira localização dispõe de duas salas privadas como trunfo (as Salas Vitelli e Pranzo), e a segunda abriu este Verão, o que só por si já merece a visita. Os produtos são de qualidade tal praticamente todos são importados de Itália, muitos deles com denominação de origem (D.O.) e indicação geográfica protegida (I.G.P.), dos snacks aos risotos, às pastas e saladas, às pizzas e calzones.