Nova carta do Paço dos Cunhas é uma homenagem ao Verão em Santar

A experimentar

Localizado numa propriedade senhorial do século XVII, na nobre vila de Santar, o restaurante Paço dos Cunhas é um ícone da cultura gastronómica da região Dão-Lafões, no distrito de Viseu. Fazendo jus à sua reputação de espaço de fine dining, o Chef Henrique Ferreira e a sua equipa desenharam uma carta para o verão que homenageia a cozinha beirã e as tradições de Santar, numa reinterpretação da cozinha tradicional portuguesa que resulta em pratos surpreendentes, onde o passado e o presente se cruzam de forma inesperada.

«Quisemos homenagear as gentes e tradições de Santar, reinterpretando alguns dos clássicos da cozinha portuguesa, assim como do receituário regional, respeitando os produtos e ingredientes locais e próprios da estação, como é o caso do tomate coração de boi, o feijão verde, as nêsperas e mesmo as violetas, tão típicas nesta época. Mais do que apenas uma experiência enogastronómica, queremos que a visita ao Paço dos Cunhas seja uma viagem pelos sabores e pelas histórias guardadas ao longo do tempo nesta vila única», afirma o Chef Henrique Ferreira, responsável pela cozinha deste emblemático espaço de gastronomia no coração do Dão.

A escolhas começam nas entradas, onde se destacam as homenagens a pratos tradicionais desta época, com reinvenções das estivais Sardinhas Assadas com Pimentos, dos Peixinhos da Horta ou da Bifana no Pão, tributos aos petiscos típicos dos convívios populares de verão.  No peixe, salta à vista a Massa Fresca de Lingueirão à Bolhão Pato, o Arroz Caldoso de Polvo, ou a Caldeirada de Peixes da Nossa Costa. O trabalho de reinvenção das receitas ancestrais está presente também na carne, onde se salientam pratos que revivem sabores antigos como o Frango do Campo de Fricassé, a Barriga de Porco com Beterraba e Couve ou o Bife de Cebolada.

Continue a ler  o artigo em Enoturismo de Portugal.

Últimas