Jantar Pombalino, cortejo de época e leilão de vinhos raros celebram vindimas no Douro

A experimentar

O jantar Pombalino, com vestes, música, cenário e pratos adequados à época continua a ser um dos momentos altos da celebração que regressa ao tempo do Marquês de Pombal. Entre a recriação do passado e o futuro do vinho do Douro, o Vindouro – Festa Pombalina, anima São João da Pesqueira de 2 a 4 de setembro.

A celebrar 20 anos, o Vindouro – Festa Pombalina mantém as tradições bem vivas, com provas, conversas à volta do vinho do Douro e artistas musicais. Mas é a memória de outros tempos que, desde a primeira edição, num desfile com animação de época, mercado antigo e Jantar Pombalino, prestam homenagem ao responsável pela demarcação e regulamentação da primeira região demarcada do Mundo, o Douro.

Em São João da Pesqueira a festa veste-se a rigor para um Cortejo Pombalino que decorre no sábado, dia 3 de setembro, e principalmente para o Jantar Pombalino, onde nada falta para lembrar a atmosfera do século XVIII. Sob a mesma inspiração, os protagonistas do Mercado Pombalino recriam a tradicional venda de produtos locais, uma oportunidade privilegiada de aquisição de produtos endógenos e genuínos.

Continue a ler o artigo em Expresso.

Últimas