Que os nova-iorquinos adoram ir para filas para não falharem as últimas novidades, especialmente gastronómicas, já é bem sabido. Até por quem “vive” a cidade só à distância através de filmes ou séries, já que não faltam ficções passadas na Grande Maçã, especialmente comédias, que não abordem essa peculiar característica. De Seinfeld a 2 Broke Girls, é um fartote de sátira à new big thing com sabor a Grande Maçã. Um episódio não tão antigo assim de 2 Broke Girls, sitcom com âncora feita de cupcakes, era todo ele dedicado a gozar com este vício de Nova Iorque, no caso com gente a fazer de tudo para conseguir um cronut, delícia meio-croissant, meio donut. Na verdade, uma farpa à realidade: vivia-se precisamente a febre do (verdadeiro) cronut em NYC, graças a Dominique Ansel, onde as filas eram incessantes desde que o isco fora lançado.
Pois agora chegou o Suprême, outro híbrido croissant-donut, e é de tal modo viral nas redes sociais que já brilha no Instagram e TikTok, nas televisões, anda nas bocas do mundo.
A agência Reuters acaba mesmo de lhe dedicar um artigo e começa assim: “Este Verão, um croissant redondo e cheio de creme está a tomar de assalto a cidade de Nova Iorque – e as redes sociais.” E aqui imagina-se já o resultado no Lafayette Grand Café & Bakery, onde foi criada a nova “sensação culinária”, que a própria agência compara à febre do cronut de 2013: filas e filas à porta do sítio, enxames de instagrammers e tiktokers em busca do último grito com açúcar da cidade.
Scott Cioe, o chef pasteleiro da Lafayette, disse que, quando pôs à venda a invenção, nem fazia ideia de que este supremo seria uma estrela desta dimensão na Internet. Mas essa inocência e falta de visão não-Instagram (e pós-Instagram) da doçaria explica-se facilmente: “Eu nem sequer tenho [conta no] TikTok”, diz Cioe.
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