A Doppo, na Praça do Comércio, é a nova loja de gelados artesanais de Fernando Castelo Branco, que se formou como chef em Itália, após um percurso ligado à engenharia e ao ensino. Às suas receitas, algumas sem adição de açúcar, junta-se o café de especialidade.
Doppo, em italiano escrito à antiga, significa “depois”. Foi esse o nome que Fernando Castelo Branco deu à sua nova gelataria, inaugurada, em junho, na Baixa de Coimbra, após ter investido numa primeira casa – a Così -, há praticamente três anos.
Para ele, que então trocara uma carreira rente à engenharia e ao ensino universitário pelo fabrico artesanal de gelados, outro capítulo que se abre, desta vez a solo, na Praça do Comércio. Já tinha feito formação com o mestre gelateiro Giacomo Schiavone, em Itália, e voltou à base para aprofundar conhecimentos, sobretudo no que toca aos gelados sem açúcar adicionado. Essas e outras opções – por exemplo, para veganos, intolerantes à lactose e ao glúten – integram a oferta do espaço, renovado segundo projeto do arquiteto João Mendes Ribeiro.
Continue a ler este artigo em Evasões.