Com o limoeiro carregado de limões nesta altura do ano, apetece mesmo preparar bolos e sobremesas com o perfume deles. Os limões amarelos que pintam o verde do pomar nestes dias que antecedem a Primavera. Acho que nada me agrada mais que um bolo de limão, bem simples, para comer ao lanche. Perfumar um pão-de-ló com as raspas deste citrino, beber infusão de casca de limão, temperar o peixe grelhado com salpicos do seu sumo são só pequenas ideias de como adoro o limão e para mim é das coisas que nunca podem faltar na minha cozinha.
Há uns dias provei esta sobremesa feita pela minha amiga e vizinha T. e adorei. A simplicidade e o sabor a limão. A leveza da mousse com a camada de bolacha, e o amarelo vibrante da cobertura.
Quis logo fazer para a sobremesa de domingo, e enquanto a preparava, o cheiro a limão entranhou-se na minha cozinha. E vieram à memória dias de sol passados no pomar e na horta, de um antigo limoeiro plantado pelo meu avô e que produzia os maiores limões que alguma vez vi, do cheiro do pão-de-ló da minha avó que vai ser para sempre um dos meus bolos preferidos por todos os afectos que carrega.
E ao colocar no frio a sobremesa, pensei que há domingos felizes. Do pomar para a mesa, de uma cozinha com três gerações, de comer uma fatia de doce com quem amamos à mesa. Das coisas tão simples como os limões. Guardar momentos e pensar que a vida é mesmo assim, feita destes e de muitos mais à volta da mesa e do que cozinhamos, do que partilhamos, do que recordamos, do que comemos com um sorriso na cara. Desta mesa onde nos sentamos juntos.
(scroll down for english version)
CHEESECAKE DE MOUSSE DE LIMÃO
para a base:
175 gr de bolacha maria
100 gr de manteiga derretida
para o recheio:
200 gr de queijo creme
370 gr de leite condensado
400 ml de natas (35% MG)
sumo de 3 limões grandes
raspa de 1 limão grande
100 gr de bolacha maria
chá de limão morno q.b.
para o creme:
1 chávena de açúcar
1 chávena de água
2 limões
3 gemas de ovo caseiro
1 colher (chá) bem cheia de maisena
Continue a ler o artigo em Ananás e Hortelã.