Festival do Vinho Português e Feira Nacional da Pera Rocha na Mata do Bombarral

A experimentar

O Festival do Vinho Português e a Feira Nacional da Pera Rocha abrem portas no dia 10, na Mata Municipal do Bombarral, onde até ao dia 15 a organização espera receber cerca de 35 mil visitantes.

O certame que promove os dois principais setores económicos do concelho do Bombarral, no distrito de Leiria, traduz-se este ano no 37.º Festival do Vinho Português e na 27.ª Feira Nacional da Pera Rocha, numa edição em que, segundo a Câmara, são esperados “entre 25 mil e 35 mil visitantes”.

À agência Lusa, a autarquia especificou que o festival, a decorrer entre os dias 10 e 15 deste mês, contará com a participação de um total de 66 expositores, dos quais 24 representativos do setor vitivinícola e oito do setor de produção da pera rocha.

“Com um enquadramento natural único, os visitantes vão ter novamente oportunidade de saborear alguns dos melhores vinhos que são produzidos nas diversas regiões vitivinícolas do país e deliciar-se com as mais diversas iguarias que têm por base a rainha da fruticultura portuguesa”, refere a organização numa nota à imprensa.

O certame, que volta a realizar-se depois de um interregno ditado pelas medidas de contenção da pandemia de covid-19, conta ainda com uma forte componente gastronómica dinamizada pelas associações do concelho, que asseguram as tasquinhas no recinto.

O evento conta ainda com um restaurante próprio e um “Espaço Gourmet”, onde diariamente “vários chefes de cozinha irão confecionar ao vivo diversos pratos que promovem a junção entre o vinho e a pera rocha”, pode ler-se na nota.

No que toca ao programa de animação do evento do cartaz deste ano, a organização destaca os concertos da Banda Xeques Orquestra (dia 10), David Antunes (11), Plutónio (12), André Sardet (13), Ana Bacalhau (14) e Os Azeitonas (15), além da “Wine and Pear Party” (13) e da atuação de vários grupos de música tradicional.

No “Espaço Pera” os visitantes podem conhecer o setor que se dedica à produção deste fruto e encontrar o “Palco Melro”, para onde estão agendados vários momentos de animação.

O certame conta ainda com um espaço exclusivamente dedicado às crianças, com atividades lúdicas, jogos, pinturas faciais, entre outras.

O Festival do Vinho Português é o certame vitivinícola mais antigo do país, criado nos anos 1960 com denominação de 1.º Festival-Exposição do Vinho Português. Realizou-se de forma descontinuada até 1993, ano em que se cumpriu a 10.ª edição, a partir da qual passou a realizar-se anualmente.

A Feira Nacional da Pera Rocha é organizada desde 1996 com o objetivo de promover o setor e os produtos agrícolas da região.

Últimas