Xarlie, a artesanal de Leiria

A experimentar

 

Nasceu em 2016, tem uma fábrica que impressiona pela dimensão e uma cerveja artesanal difícil de não gostar. A Xarlie, marca de cerveja de Leiria, está pronta para conquistar mercados internos e externos e até procura uma ligação com o mundo do vinho.

Nisto das cervejas artesanais o que não falta é diversidade. Desde logo na “origem profissional” dos cervejeiros. De informáticos a médicos, de engenheiros a farmacêuticos muitas são as profissões que vieram, de uma forma de outra, desembocar na cerveja artesanal. No caso da Cerveja Xarlie, a construção civil está na origem. “A ideia surgiu do meu pai, empresário do setor da construção há mais de 35 anos. Não é mestre cervejeiro – nem ambiciona ser – mas é curioso pela área e foi provando várias cervejas diferentes nas viagens de trabalho que faz pela Europa Central e América Latina”, começa por contar Fábio Faustino, diretor da Xarlie, marca nascida em 2016 em Leiria. O pai, empreendedor, aventureiro e com gosto pelo risco, tinha bem definido o modelo para a cerveja a produzir: cristalina, leve e com matérias-primas de qualidade. O nome, esse, homenageia um amigo de família, carismático e com um espírito jovem, que partiu cedo de mais.

A Xarlie conta para já com duas cervejas no portefólio. A Original Premium Pilsener (ver nota de prova) e a Special Strong Lager. Esta última é uma cerveja de cor dourada e de maior teor alcoólico. Ambas de produção própria, na fábrica em Leiria, com matérias-primas “escolhidas a dedo e com origem em fornecedores próximos, cujo trabalho é conhecido”, assegura Fábio que avança com a notícia de que novas cervejas estarão para chegar a muito breve trecho.

Uma fábrica que também é um brewpub

Localizada em Colmeias, a pouco mais de 10 km de Leiria, a Xarlie tem uma fábrica que é simultaneamente artesanal e tecnológica. “Vamos agora expandir a zona de produção para dar resposta à demanda mas mantemo-nos ligados às técnicas cervejeiras tradicionais”, refere o responsável. Do lado oposto à da produção, armazenamento e escritório, a Xarlie conta com um muito generoso espaço que permite ser o palco de vários eventos, entre corporativos e festas, que já acolheram em simultâneo mais de mil pessoas. Na calha, com o aliviar das medidas de restrição sanitárias, está a criação de uma agenda cultural que permita a todos quantos queiram visitar a cervejeira usufruir do espaço. Também novidade, e já concretizada, é a abertura há cerca de duas semanas de um brewpub no Mercado Municipal de Ponte de Sôr. Um modelo que pretendem ver replicado noutros pontos.

A Xarlie tem clientes espalhados por vários pontos do país e não só. “A nossa região é, de facto, o nosso maior foco mas vendemos para muitos locais pela nossa loja online para todo o continente e também ilhas. Vendemos também para alguns pontos da Europa e África.

Procura-se: Produtor de vinho

A cerveja Xarlie já viu o seu trabalho premiado por mais do que uma vez. O Concurso Nacional de Cervejas e Sidras Tradicionais Portuguesas já entregou por duas vezes uma medalha de ouro e a revista da especialidade Paixão Pela Cerveja também já fez notar o trabalho feito pela marca. Em ambos os casos, a vencedora foi a Premium Special Strong Lager, algo que resultou “num boost motivacional enorme e um grande reconhecimento para toso os que trabalham diariamente para fazer mais e melhor”, refere Fábio Faustino.

Aquela que é provavelmente a primeira grande cervejeira artesanal da região, com fábrica e produção próprias muito significativas, tem já a pretensão de desenhar novas linhas para o futuro, seja pela inovação e desenvolvimento de novos produtos, como as sidras ou novas referências de cerveja. E isso poderá passar, por exemplo, por uma parceria com o setor do vinho. “Ainda não fizemos nada do género mas é algo que gostaríamos de poder concretizar num futuro breve. Aproveitamos a dica: se algum produtor que se quiser juntar a nós para fazer isso acontecer, já sabem, contactem-nos pelas vias habituais”, refere Fábio Faustino.

Cerveja Xarlie
IC2 – Lagoa, Lugar de Barracão
Colmeias, Leiria
W. www.xarlie.pt E. cerveja@xarlie.pt

Publicado em: Revista de Vinhos

Últimas