O mundo dos naturais – microguia para descobrir

A experimentar

O mundo dos vinhos naturais, ou de intervenção mínima, ou orgânicos, ou como pretendam designar este universo, pode ser explorado junto de locais cada vez mais especializados neste segmento. Deixamos aqui um pequeno roteiro por vários pontos do país onde pode dar os primeiros passos neste maravilhoso novo mundo.

Tati
Foi o primeiro lugar onde muitos dos hoje adeptos de vinhos naturais começaram a beber e trocar impressões sobre uns vinhos diferentes, mais crus, por vezes pouco polidos, mas sedutores. Na altura (2011-2018) era o Café Tati, junto ao Mercado da Ribeira, antes da especulação imobiliária os expulsar. Ramón e Romina viriam a deixar cair o “café” quando voltaram às lides, em Agosto de 2020, perto de Arroios, optando por um registo mais maduro (sem deixar de ser informal), com uma componente de bar de vinhos e restaurante mais assumida.

Tati
Rua Carrilho Videira 20b, Lisboa
T. 218142467
Horário atual: de 2ª a 6ª das 12h30 às 22h30

Prado e Prado Mercearia
Quando abriu, em 2017, o Prado foi o primeiro restaurante a assumir uma carta de vinhos bio, biodinâmicos e naturais e o seu sucesso imediato e mediático colocá-lo-ia como um dos lugares de referência dos adeptos da causa, influenciando, inclusive, outros lugares que abriram depois. O Prado conta hoje com um portefólio de mais de 500 referências portuguesas e, sobretudo, estrangeiras (uma boa parte fora da carta), do Limo de Pedro Marques ao mítico Clos Rougeard. Alguns delas podem ser adquiridas uns metros acima, em horário mais alargado, no Prado Mercearia, extensão (ainda) mais informal do restaurante, wine bar, mercearia e loja de vinhos.

Prado
Tv. Pedras Negras 2, Lisboa
T. 21 053 4649
Prado Mercearia
R. Pedras Negras 35, Lisboa
T. 21 053 4652

Continue a ler o artigo em Revista de Vinhos.

Últimas